Frequência

Flag Counter

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

O que é Fé?

Adaptação do texto original de Fadi Faraj
Pastor Sênior da Comunidade Cristã Ministério da Fé

Hb 11:6 - “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam”.

O que é fé?

É isso que veremos nas linhas que se seguem: ela não é apenas um sentimento, mas muito mais do que aquilo que sentimos. Através dela agradamos a Deus, e assim chamamos Sua atenção para nós, trazendo a realidade do Reino de Deus para nossas vidas.

Aprendemos, através da nossa cultura, como fazer promessas, como ser penitente; aprendemos a não fazer certas coisas com medo de que Deus nos castigue de alguma maneira. Isso tudo é coreografia e religião, mas Deus tem nos chamado para muito mais.

A fé vai muito além da religião. Ela precisa fazer parte dos nossos relacionamentos, dos nossos negócios; ela veio para se tornar viva e habitar no nosso meio, em nossos lares, em todos os nossos relacionamentos; ela é uma realidade diária e constante.Veremos a seguir algumas definições importantes, que irão trazer a realidade da fé para nossas vidas.

1. Fé é Crer sem Ver

Em Hb 11:1, vemos que “a fé é a prova das coisas que se não vêem”. É ver o que não existe como se já fosse realidade. É ver a aprovação no vestibular, visualizar um casamento; é enxergar a necessidade suprida.

Aconteceu assim com os astronautas: em sua época eles visualizaram a bandeira do seu país fincada no espaço. Para muitos era loucura, mas eles viram o invisível e, assim, materializaram o que viam.

Acontece conosco desta maneira: primeiro o milagre acontece em nós, para depois se materializar. Como uma árvore que nasce a partir de uma pequena semente que é lançada na terra, assim é uma palavra que germina em nossos corações, gera vida e desperta o milagre em nós; isso é fé. A fé não é ver (para crer), mas crer sem ver, confiar em Deus mesmo quando não se está vendo nada à frente.Para o homem que tem fé, basta uma Palavra de Deus e tudo acontece.

2. Obedecer Mesmo Sem Entender

Abraão nos ensina esse princípio: ele saiu da sua terra sem saber para onde ia. Ele obedeceu a Deus mesmo sem entender seus propósitos, não entendia o que Deus estava fazendo, mas obedeceu. O nosso problema é que queremos entender. Deus nos ensina que não é pelo nosso entendimento da vida que teremos sucesso, mas através da fé.

Como homem natural, queremos garantias, segurança e estabilidade, mas nossa garantia é Deus. Se temos uma palavra de Deus temos tudo, é disso que precisamos para prosseguir. O Senhor quer quebrar as barreiras do natural, da religião e nos levar a viver por fé, crendo e avançando para o melhor, muitas vezes por um caminho que não entendemos - mais longo, de perdas, com tristeza, mas que nos leva ao melhor de Deus.

Oramos a Deus dizendo que queremos seguir seus caminhos. Mas, será que temos coragem de perguntar a Deus o que Ele quer de nós? Queremos fé, mas não queremos ser provados por ela. Aí está o ponto – nossa fé precisa estar baseada em Deus e não em nossos limitados recursos, esta fé precisa ter a motivação certa, que é Deus. Assim foi com Abraão e seu filho, que foi levado como sacrifício a Deus. Assim aconteceu com o jovem rico quando Jesus pediu seu tesouro.

O que Ele tem pedido a nós? Essa verdade precisa estar marcada em nossos corações – viver do modo de Deus e não da nossa maneira, mesmo que muitas vezes não O entendamos.

3. Persistir Mesmo Sem Sentir

Nós não vivemos por sentimentos, mas por fé. A sociedade nos ensina que precisamos satisfazer a nossa vontade, ou seja, a alma guiando nossas decisões. Mas sabemos que aqueles que se movem por sentimento, são guiados pelo vento, ora estão bem, ora estão mal. Não é assim que funciona com pessoas que tem fé, compromisso e aliança. Pessoas que cumprem seu propósito para com Deus, são as que vivem por fé; que, apesar das circunstâncias, sabem por quem foram chamadas.

Pessoas prósperas e de sucesso são aquelas que: fazem aquilo que a maioria das pessoas não gostam de fazer; não vivem pela sua vontade, mas têm um compromisso com aquilo que se dispuseram a fazer. Isso é um exemplo para nós. Deus conhece a disposição de um coração decidido, que não vive por sentimento, mas por compromisso. Não podemos simplesmente desistir, devemos persistir, insistir e perseverar.

4. Agradecer Antes de Receber

Hb 11:30 “Pela fé, caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias”.
Eles venceram algo que era maior e mais forte do que eles, através do louvor. Rodearam as muralhas e cercaram-nas em louvor e adoração e, enquanto faziam isso, sua fé era edificada e fortalecida. Deus estava treinando o povo de Israel e fortalecendo-o.

Assim acontece conosco: somos fortificados através da oração, do louvor e da esperança.

5. Confiar Sem Ter

Deus ouve toda oração. Ele ouve e responde, mas não como esperamos. Ele não é como uma máquina em que colocamos orações e... saem as bênçãos. Ele nos ama e por isso sabe o melhor para nós e que, muitas vezes, não é aquilo que pedimos. Aí está o ponto do viver pela fé: agir em fé não significa que tudo será do jeito que queremos, mas viver daquilo que Deus tem para nós. Só existe um jeito e é o jeito de Deus.

Andar no caminho de Deus não significa ausência de fornalha, de tribulação ou tristeza mas que, em todos estes momentos, Deus estará conosco. A fé não é uma coisa louca e inatingível que só alguns podem ter, mas é uma posição diante de Deus para construir uma vida. Querido, Deus não está interessado em nosso conforto mas em nosso caráter, por isso devemos confiar, mesmo sem ter.A verdadeira fé se desenvolve nos vales da vida, quando os sonhos demoram a ser realizados.

Pr. Fadi Faraj
http://www.ministeriodafe.com.br/

Nenhum comentário: