Frequência

Flag Counter

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Lições de Liturgia no HAITI

UM CULTO AO SENHOR JESUS PARA FICAR NA HISTÓRIA DE NOSSAS VIDAS

Mais uma vez Deus nos proporcionou mais uma oportunidade de nós presenciarmos aqui exemplo de pessoas que louvam verdadeiramente ao senhor Jesus, diante de tanta adversidade.

Hoje (domingo) pela manhã, saimos ás 06 h e fomos visitar uma igreja em Cité Sollei e ficamos impressionados com tudo que vimos lá hudo que vimos lá hoje.

Uma igreja de quase 1.500 membros e localizada no lugar mais perigoso daqui, um bairro muito pobre, de pessoas muito humildes e carentes mas eles estavam lá ás 07h da manhã para participarem da EBD. Fomos lá com uma escolta armada que nos guarneceu a igreja também durante o culto.

Conversando com um pastor brasileiro que é missionário nesta igreja, ele nos contou que eles aos domingos costumam vestir a melhor roupa para estarem no culto, sempre do tipo social e nós observamos isso, roupas humildes mas limpas e bem trajados.

Levamos a nossa equipe de louvor para cantar com eles e pudemos observar as coisas que nos impressionaram: a reverência durante o culto. quase 1.500 pessoas presentes mas ninguém fazia conversa paralela nem levantava para ir ao banheiro ou beber água, mesmo diante do forte calor que fazia.

As crianças de todas as faixas etárias participaram de toda a programação, sequer deram qualquer tipo de trabalho, levantando ou atrapalhando oculto.

Nesta igreja, sentar-se de forma displicente, cruzar os braços, cruzar as pernas ou apoiar o queixo com as mãos durante o culto é comportamento desrespeitoso e os diáconos e outros irmãos ficam escalados para corrigir que não cumpre esta postura.

O momento da apresentação de visitantes é um dos mais importantes, quando os visitantes são identificados ficam de pé e os auxiliares que ficam em pé de serviço no culto prendem uma fita tipo uma medalhinha no lado direito do nosso peito e eles fazem um momento de oração fervorosa pelos visitantes. Nos chamou muito atenção nesta hora pois parecia formatura de entrega de medalha no quartel. Tudo é feito com muito respeito e reverência.

O momento de louvor deles dura, em média, uns 40 minutos, onde as músicas são do estilo africana bem ritmadas, chega dá vontade de dançar, eles dançam de forma discreta. Uma melodia muito bonita que, apesar de não entender muito o que eles cantavam, sentíamos nítidamente a presença do espírito santo de Deus. Eles são bem animados para cantar. Achamos que eles não íam parar mais de cantar, mas estava muito bonito o louvor, vendo toda a igreja cantando e coreografando de forma bastante reverente.

No culto da manhã deles todos os domingos é culto de santa ceia e no lugar do elemento pão foi servido um bolinho frito, de cor amarela, tamanho de uma bola de gude. Todos ficaram na expectativa do gosto do bolinho.

O momento de entrega de dízimos é muito organizado, quem é casado e o cônjuge está presente tem que saírem juntos para ir a frente entregar o dízimo e todos aproveitam para entregar o cálice da ceia, mas ninguém levanta antes que a fileira anterior retornar e não retornam pelo mesmo lugar, muito interessante mesmo.

No momento em que dirigimos o nosso louvor, eles cantaram conosco em português a musica FAZ UM MILAGRE EM MIM.

O momento da pregação da palavra é o momento mais reverente do culto, ninguém fala nem levanta e no apelo os diáconos ficam à frente para receber os decididos que sentam-se num banco bem grande que fica abaixo do púlpito.

Saímo dali hoje todos edificados com tudo que o que vimos, sentimos e ouvimos e tiramos como lição que temos muito que aprender com eles a respeito de reverência e compromisso com o senhor Deus no cultos em nossas igrejas. A pobreza, a temperatura e o horário dos cultos não são impecílios para eles louvarem ao senhor com alegria.

Ao término do culto fomos rodeados pelas e irmãos que queriam nos abraçar e tirar fotos com os soldados da ONU. É impressionante como nós brasileiros somos queridos por eles e o quanto eles se sentem seguros com a nossa presença.

Deixo aqui esta mensagem como mais um testemunho em nossas vidas durante a nossos trabalhos aqui no Haiti. As fotos da nossa visita nesta igreja estão anexas para vcs terem uma idéia de mais uma experiência que tivemos aqui.

Haiti, a cada dia uma experiência positiva para nossas vidas!


" E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum e perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. "

Atos 2: 44-47

Cláudio Marques

Nenhum comentário: